Engenheiros e produtores líderes do setor utilizam o microfone de estúdio AT5047 da Audio-Technica para uma ampla variedade de projetos

— O novo carro-chefe, o microfone de estúdio condensador cardioide AT5047, está rapidamente se tornando o microfone preferido dos principais engenheiros e produtores que trabalham com diversos gêneros musicais —


Legenda da Foto  

fotografia 1: Robert Carranza com o Audio-Technica AT5047.
fotografia 2: AT5047

Anaheim, CA 01-25-2018 O novo microfone de estúdio condensador cardioide AT5047 da Audio-Technica (estande 15311, nível 1, ACC norte), uma empresa inovadora e líder em tecnologia de transdutores há mais de 50 anos, foi utilizado recentemente em uma ampla variedade de projetos realizados pelos principais produtores e engenheiros do setor.

O engenheiro, técnico de som, produtor e ganhador de diversos prêmios GRAMMY® Ross Hogarth (Keb’ Mo’, Flogging Molly, Van Halen) esteve no estúdio com o AT5047 e compartilhou suas opiniões sobre esse microfone inovador: “Quando ouvi sobre a inovadora tecnologia de diversas cápsulas do microfone AT5047 pela primeira vez, fiquei muito curioso. Durante o teste e uso do AT5047, vi que o microfone é incrivelmente uniforme e sem distorções. Você pode optar por adicionar distorções acrescentando diferentes opções de pré-amplificadores e compressão. A altura livre e resposta plana do microfone fazem do 5047 um microfone extremamente versátil.”

Niko Bolas, conhecido por seu trabalho com Neil Young, Melissa Etheridge e Warren Zevon, afirmou que “No geral, o AT5047 é um microfone único, com as características e a dinâmica de um ótimo condensador, mas com o formato e o tamanho de um microfone de fita muito bom. Nós o utilizamos em um projeto recente como os The Mavericks em todos os violões, na maioria dos instrumentos de percussão e na guitarra elétrica.”

O engenheiro, produtor e ganhador de diversos prêmios GRAMMY Al Schmitt (Paul McCartney, Bob Dylan, Diana Krall), um usuário de longa data da Audio-Technica, disse: “Acabei de usar o AT5047 com um vocalista masculino no estúdio La Fabrique em Provença, na França. E fiquei impressionado em ver como o som do microfone é bom, e agora já faz parte da minha lista de compras para acrescentá-lo ao meu arsenal pessoal.”

Robert Carranza, cujo extenso trabalho inclui uma ampla variedade de artistas, que inclui Marilyn Manson, Salvador Santana, Jack Johnson, The Mars Volta e muitos outros, comentou que “Nessa nova era de gravar músicas em quartos de hotel, ônibus de turnês ou em qualquer lugar que tenha uma tomada, o AT5047 é tão elegante como a câmera Leica de um fotógrafo e, ao mesmo tempo, robusto o suficiente para ser levado a qualquer lugar e captar as nuances de qualquer tom.”

“Não é comum achar um microfone novo tão excepcional que faria você querer utilizá-lo com qualquer instrumento ou vocal”, disse Elliot Scheiner (Steely Dan, Van Morrison, The Eagles). “Às vezes, alguém me pergunta: se você pudesse comprar somente um microfone, qual escolheria? O AT5047 é esse microfone."

O AT5047 é a mais recente adição à aclamada série 50 da A-T (que contém o microfone vocal AT5040 e o microfone para instrumentos AT5045), sendo um excelente microfone de estúdio que possui a mesma cápsula que o AT5040, mas com uma saída acoplada ao transformador e eletrônica otimizada. Ele também serve para uso doméstico, pois capta áudio de instrumentos e vocais.

Ostentando uma margem dinâmica excepcionalmente ampla, o AT5047 é o maior de todos os microfones da Audio-Technica, captando as características plenas e expressivas da fonte sonora, seja ela alta ou baixa. Por ser equipado com uma saída acoplada ao transformador, o microfone mantém uma impedância de saída constante, até quando está captando fontes com SPL extremo, resultando na relação estável entre o microfone e o pré-amplificador de microfone ou entrada do console.
O AT5047 possui quatro diafragmas retangulares de dois mícrons que funcionam em conjunto, proporcionando uma área de superfície combinada duas vezes maior que a de um diafragma padrão circular de uma polegada. Componentes discretos escolhidos à dedo e otimizados para melhor desempenho e capacidade com uma grande variedade de pré-amplificadores de microfone e entradas de console. O avançado sistema antivibração interno que separa a cápsula do corpo do microfone, e o design moderno do sistema antivibração AT8480 incluído oferece maior isolamento.

O AT5047 apresenta um corpo elegante de alumínio e latão, e cada unidade é montada e inspecionada à mão para garantir 100% de qualidade. Bolsa protetora rígida personalizada com compartimentos de espuma estampados oferece proteção durante o armazenamento e o transporte.

Especificações do AT5047:
• Elemento: Condensador permanentemente polarizado com placa traseira de carga fixa
• Padrão polar: Cardioide
• Resposta em frequência: 20 a 20 000 Hz
• Sensibilidade de circuito aberto: -29 dB (35,5 mV) ref. 1 V a 1 Pa
• Impedância: 150 ohms
• Nível máximo de som de entrada: SPL de 148 dB, 1 kHz a 1% de T.H.D.
• Ruído: SPL de 6 dB
• Margem dinâmica (típica): 142 dB, 1 kHz a SPL máx.
• Relação sinal-ruído: 88 dB, 1 kHz a 1 Pa
• Requisitos de alimentação fantasma: 48 VCC, 2,7 mA típica
• Peso: 592 g
• Dimensões: 165,3 mm de comprimento, 57 mm de diâmetro máximo do corpo
• Conector de saída: Tipo XLRM de 3 pinos integrado
• Acessórios fornecidos: Sistema antivibração AT8480 para estantes com rosca de 5/8" de 27 fios e adaptador para pedestal de 3/8 pol. a 5/8 pol., com bolsa protetora

O AT5047 já está disponível. Para obter mais informações, acesse www.audio-technica.com.

— Para mais informações sobre a linha completa de produtos da Audio-Technica, entre em contato com Jamie Bobek, Audio-Technica U.S., Inc., 1221 Commerce Drive, Stow, OH 44224. Tel: (330) 686-2600; Fax: (330) 688-3752; Web: www.audio-technica.com.

A Audio-Technica está expondo no estande 15311 (nível 1, ACC norte) na feira The NAMM Show 2018 em Anaheim, Califórnia, EUA.