Microfones para instrumentos musicais

Figura 13a
Piano de cauda | Piano de armário | Guitarra acústica

Piano de cauda
O piano é um dos instrumentos mais difíceis de serem gravados ou reforçados com precisão. O microfone selecionado deve ter uma resposta de freqüência muito plana e estendida e uma excelente resposta a transientes.

A localização ideal do microfone para piano depende muito da acústica e da possibilidade de realimentação ou captação de sons próximos indesejados (“vazamento”). Embora um piano de cauda seja projetado para ser ouvido a partir de alguns metros ou mais de distância, isolar o som do piano exige que se chegue mais perto. Posicione um microfone mono ou estéreo cerca de 60 cm acima das cordas (Fig. 13a). Para um maior isolamento, abaixe o microfone até 15 a 20 cm das cordas.

Figura 13b & 13c
Se a tampa estiver baixada até a haste curta, posicione o microfone logo do lado de fora do piano, próximo à curva. Mova-o em direção ao teclado para obter um som mais claro ou afaste-o do teclado para obter mais ênfase na extremidade baixa.

Para uma captação estéreo a curta distância, use dois microfones dentro do piano com a tampa levantada. Centralize um microfone sobre as cordas baixas e o outro sobre as cordas altas (Fig. 13b). Ou centralize os microfones a cerca de meia distância entre as cordas baixas e altas (Fig. 13c). Em qualquer um dos casos, ambos os microfones devem estar 15 a 20 cm acima das cordas.

Figura 13d
Outra alternativa é montar um microfone de perfil baixo (placa) – ou dois para estéreo – dentro do piano. Eles podem ser presos permanentemente à parte inferior da tampa ou colocados em “pontes” temporárias de fita afixadas às ripas de metal acima das cordas (Fig. 13d). Pode ser útil fixar os cabos do microfone com fita em algumas partes do piano para evitar zumbido. Com qualquer uma das alternativas de microfone de perfil baixo, a escolha dos microfones e as consideráveis diferenças mecânicas e sônicas entre os pianos geralmente exigem certa experimentação com o posicionamento dos microfones até atingir a característica e o equilíbrio acústicos desejados. Essas técnicas de microfones de perfil baixo geralmente são uma boa opção quando a tampa do piano precisa ficar fechada; também oferecem bom controle sobre o vazamento de outras fontes de som para dentro do microfone do piano durante a gravação.

Figura 14
Piano de armário
Como o piano de armário é um instrumento grande, são recomendáveis dois microfones espaçados de 15 a 20 cm atrás da placa de som. Eles devem estar distantes o suficiente para que um capte o som das cordas altas enquanto o outro capta as notas baixas (Fig. 14). Na gravação estéreo, as saídas dos dois microfones devem ser movidas ligeiramente para a esquerda e para a direita no console.

Se for necessário um maior isolamento do som do piano, tente remover a tampa dianteira inferior (abaixo do teclado) e posicionar um único microfone voltado ligeiramente para cima, distante dos pedais e um pouco mais próximo das cordas altas.

Figura 15
Guitarra acústica
Para uma perspectiva de curta distância e realimentação mínima, a Audio-Technica oferece um microfone condensador cardióide miniatura que é montado diretamente na guitarra com um adaptador de presilha ajustável. A resposta de freqüência do microfone é projetada especialmente para essa localização, resultando em excelente controle e som bem balanceado. Outra possibilidade é usar um microfone condensador cardióide de resposta ampla em uma estante ou haste curta, com o microfone apontando para a ponte da guitarra. Se for necessário utilizar um microfone muito próximo, evite colocá-lo muito perto ou diretamente em frente ao orifício do som, para evitar um som “cavo”.

Continuar para a próxima seção (Acessórios úteis)
Retornar ao sumário