Sucesso com sistemas sem fio

Os microfones sem fio não são difíceis de usar, mas exigem um tratamento ligeiramente diferente de outros tipos de equipamentos de áudio. As diferenças podem ser muito pequenas, como simplesmente lembrar-se de ter baterias sobressalentes à mão, ou mais significativas, como verificar se as freqüências sem fio não estão em conflito entre si.

Uma boa preparação é a chave do sucesso com os sistemas sem fio. As sugestões abaixo são os principais itens para garantir uma operação sem preocupações e para tornar a utilização do sistema sem fio a mais fácil e agradável possível.

  • Antes de começar, tenha uma idéia clara do que deseja fazer. Diferentes aplicações podem exigir diferentes equipamentos; por exemplo, um transmissor body-pack em vez de um transmissor de mão.

  • Decida se o seu equipamento é adequado. Se os problemas de interferência forem prováveis ou se houver muitos sistemas sem fio presentes, podem ser necessários sistemas sem fio mais sofisticados.

  • A menos que o alcance seja curto, que a área não tenha muitas pessoas e que a situação seja simples, use sistemas de diversidade.

  • Verifique se todos os suprimentos e acessórios necessários estão à mão, tais como baterias sobressalentes, microfones especiais, cabos de áudio, cabos de energia, um microfone reserva, antenas remotas, cabos de RF, etc.

  • Se estiver usando apenas um sistema sem fio, verifique se a freqüência é adequada para evitar os canais de TV que possam estar operando na região.

  • Se forem usados vários sistemas sem fio, pode ser necessário adotar precauções e procedimentos especiais. Consulte Dicas rápidas - Utilização de mais de um sistema sem fio para obter mais informações.

  • A prevenção é, sem dúvida, a melhor solução para problemas de interferência. Leia Dicas rápidas - Como evitar interferência para ver dicas e sugestões.

  • Se houver alguma dúvida sobre a condição de uma bateria, substitua-a. Use somente baterias alcalinas de alta qualidade e nunca misture baterias novas e usadas.

  • Faça um esforço especial para ajustar os níveis de áudio adequadamente, para diminuir os riscos de problemas de áudio. Consulte o manual do usuário que acompanha o seu sistema sem fio para obter detalhes.

  • Sempre verifique o equipamento sem fio meticulosamente (se possível, no local exato onde o sistema será usado) bem antes do espetáculo ou apresentação real. Preste atenção especial à possibilidade de realimentação acústica, interferência e problemas de nível de áudio ou qualidade do som.

  • Se porventura ocorrerem problemas de interferência, tente adotar um procedimento ordenado e sistemático para encontrar uma solução. Esse tipo de problema pode causar muita confusão e desorientação. Leia Dicas rápidas - Como evitar interferência e Solução de problemas de interferência para ver algumas sugestões.

Retornar ao sumário