Como maximizar o alcance

O alcance de operação não é um problema freqüente em sistemas de microfone sem fio de qualidade. Todos os equipamentos sem fio da Audio-Technica têm uma margem de segurança interna que garante uma operação confiável na grande maioria das situações. Entretanto, quando o ambiente de operação for particularmente difícil ou quando a aplicação for especialmente complexa, as sugestões abaixo podem ajudar a obter o melhor alcance possível do sistema.

  • Para um melhor alcance, deve-se usar um sistema sem fio de diversidade. Quase sempre, os sistemas de diversidade têm alcance muito melhor do que sistemas semelhantes de não-diversidade.

  • Verifique se há um caminho em linha reta desobstruído entre as antenas do receptor e o transmissor. Objetos metálicos entre o transmissor e o receptor, mesmo que sejam telas ou andaimes, geralmente reduzem muito o alcance. Não instale os receptores atrás de outros equipamentos, perto do solo ou nos bastidores.

  • Quando o alcance for muito importante, procure usar equipamentos de alto desempenho. Sistemas mais caros geralmente têm receptores mais sensíveis, que melhoram o alcance.

  • Uma configuração de amortecimento alta pode causar redução do alcance de operação. Se os problemas de interferência exigirem uma alta configuração de amortecimento, elimine a interferência ou mude a freqüência para evitar a perda de alcance.

  • Elimine a interferência. Vários tipos de interferência reduzem o alcance, mesmo que não causem sérios problemas de áudio.

  • Mantenha todos os transmissores a pelo menos 3 m de distância dos receptores e de suas antenas. Os transmissores podem sobrecarregar o receptor e reduzir sua sensibilidade, além de poderem causar interferência.

  • Use somente baterias alcalinas de alta qualidade nos transmissores. Outros tipos de baterias podem ter voltagem muito baixa ou capacidade inadequada para que o transmissor atinja a potência de saída plena.

  • Com transmissores body-pack VHF, não enrole o cabo do microfone ao redor do corpo do transmissor nem o amontoe a menos de 45 cm do conector de áudio.

  • No caso de transmissores body-pack UHF, mantenha o cabo do microfone longe da antena do transmissor.

  • Não deixe que as antenas do receptor se toquem. Para obter melhores resultados, mantenha as antenas de diferentes receptores o mais afastadas possível.

  • Monte as antenas do receptor o mais alto que puder, pelo menos 2,5 a 3 m acima do chão ou do palco se possível. Mantenha as antenas afastadas de objetos metálicos, como cabos, canos, gabinetes, andaimes e suportes de placas de teto acústico. Verifique se há um caminho em linha reta desobstruído entre as antenas do receptor e o transmissor.

  • Certifique-se de efetuar manutenção adequada nos equipamentos sem fio. Após um longo período de uso, os receptores sem fio podem perder sensibilidade e a potência dos transmissores pode diminuir. Se o alcance já não for o mesmo de antes e se não houver nenhuma outra causa óbvia, procure providenciar uma manutenção do sistema.


Informações adicionais estão disponíveis em Como maximizar o alcance. Alguns Tipos de interferência também podem reduzir o alcance consideravelmente. Consulte também Dicas rápidas - Como evitar interferência e Solução de problemas de interferência para aprender mais sobre esse possível problema.

Retornar ao sumário