História

Audio-Technica — Pioneira em projetos de áudio de alto desempenho

Fundada em 1962, a Audio-Technica é um grupo mundial de empresas dedicadas a projetar, fabricar, comercializar e distribuir equipamentos de áudio para a solução de problemas. Conhecida inicialmente pelos cartuchos fonográficos de alta tecnologia, a Audio-Technica agora cria microfones, fones de ouvido, sistemas sem fio, mixers e produtos eletrônicos de alto desempenho para uso doméstico e profissional.

Vencedora de numerosos prêmios do setor, a Audio-Technica fabrica produtos que definem padrões de qualidade, durabilidade e preço/desempenho para turnês artísticas ao vivo, estúdios de broadcast e de gravação, instalações corporativas e governamentais, igrejas e outros. Os microfones da Audio-Technica são os escolhidos em importantes instalações governamentais dos Estados Unidos, como a Câmara dos Deputados e o Senado. Os microfones e sistemas sem fio da Audio-Technica também são selecionados para transmissão de importantes eventos musicais, tais como o GRAMMY® Awards e as cerimônias de abertura do Rock & Roll Hall of Fame.

Os produtos da Audio-Technica têm fornecido cobertura de áudio e suporte técnico sem emendas nos debates presidenciais dos Estados Unidos desde 1988. Os microfones da Audio-Technica também oferecem soluções versáteis em transmissões esportivas de alta repercussão, como a Copa do Mundo de Futebol, o campeonato de futebol americano Super Bowl e os Jogos da Comunidade Britânica, assim como os Jogos de Atenas (2004), Sydney (2000) e Atlanta (1996) e os Jogos de Inverno de Salt Lake City (2002).

A Audio-Technica Corporation do Japão, além de oferecer uma ampla variedade de produtos com sua marca própria, é fornecedora OEM líder em transdutores de áudio, sensores ópticos e em uma variedade de dispositivos especializados. A Audio-Technica U.S., Inc. comercializa e distribui os produtos da Audio-Technica em todo o hemisfério ocidental. Com outras empresas operando na Europa, em Cingapura e em Hong Kong, a Audio-Technica é hoje líder global em seu setor, comprometida em fornecer desempenho superior e valor excepcional para clientes do mundo todo.

Cronologia

1962
Hideo Matsushita estabelece a Audio-Technica Corporation na região de Shinjuku-ku, Tóquio. A empresa lança os cartuchos fonográficos estéreo AT-1 e AT-3 MM e começa a fornecê-los a fabricantes de equipamentos de áudio no Japão.

1963
A Audio-Technica muda para instalações maiores no Japão, para acomodar a expansão de suas operações. Iniciam-se as vendas do cartucho fonográfico de última geração AT-5 MM e do braço para toca-discos semi-integrado AT-1001.

1964
Inicia-se o desenvolvimento de uma agulha de diamante elíptica e dos AT-3X e AT-5X, que incorporam essa agulha.

1965
O pacote de braço para toca-discos AT-1001 é reconhecido com um prêmio da Agência de Ciência e Tecnologia Industrial, parte do Ministério do Comércio e da Indústria do Japão. A Audio-Technica muda sua sede e sua fábrica para o endereço atual em Naruse, Machida, Tóquio.

1967
A empresa inicia os envios de equipamentos de teste de vibração para fabricantes de dispositivos de medição e lança os cartuchos fonográficos proprietários com ímã duplo VM.

1968
A Audio-Technica oferece tecnologia para pesquisas conjuntas de cartuchos fonográficos com o Centro de Pesquisas Tecnológicas NHK.

1969
A Audio-Technica começa a exportar cartuchos fonográficos para fabricantes de equipamentos de áudio no mundo todo. São lançados os primeiros gravadores de microcassete.

1971
A Audio-Technica obtém patentes para o formato de cartucho fonográfico VM no Reino Unido e nos Estados Unidos.

1972
A Audio-Technica U.S., Inc. é fundada em Akron, Ohio.

1973
Começam os envios de cartuchos fonográficos VM para fabricantes de equipamentos de áudio na Europa.

1974
A Audio-Technica desenvolve e lança a série AT-700 de fones de ouvido estéreo. O cartucho fonográfico AT-15E VM recebe o prêmio máximo na categoria cartucho fonográfico do concurso Stereo Components Grand Prix. Esse produto continua ganhando diversos outros prêmios.

1978
Os fones de ouvido condensadores ATH-8 e ATH-7 ganham o MITI Good Design Award. Nesse mesmo ano, ocorre o desenvolvimento e o lançamento da série de microfones AT-800 e a fundação da Audio-Technica Ltd. em Leeds, Inglaterra.

1982
É concluído o edifício da nova sede da Audio-Technica em Machida, Tóquio.

1985
A Audio-Technica lança a série de microfones ultracompactos para instalações de som UniPoint.

1986
A Audio-Technica é bem sucedida na comercialização de um cabo AV do tipo PCOCC (puro cobre pelo método de fundição contínua). A Audio-Technica lança o cartucho fonográfico AT33ML/OCC, o primeiro cartucho fonográfico do mundo fabricado com materiais PCOCC. Durante esse ano, a empresa também apresenta os sistemas de microfone sem fio, seus primeiros produtos dessa categoria, e um microfone de perfil baixo que é adotado rapidamente por broadcasters de vários cantos do mundo.

1987
Nesse ano ocorre a comercialização dos cabos Super PCOCC e o lançamento do cabo digital óptico AT6195 PCF.

1988
É fundada a Audio-Technica Taiwan Co., Ltd.

1990
Unidades de colimadores a laser visível da Audio-Technica são instaladas no Observatório de Rádio Nobeyama do Observatório Astronômico Nacional do Japão.

1991
A Audio-Technica introduz o microfone condensador cardióide AT4033 — o condensador lateral com diafragma grande para estúdios de gravação que ultrapassou a barreira dos US$1.000,00 em sua categoria.

1992
O microfone condensador AT4033 é escolhido o melhor microfone de 1991 na convenção da Audio Engineering Society (AES).

1993
Hideo Matsushita é nomeado presidente do conselho e é sucedido no cargo de presidente executivo por Kazuo Matsushita.

1994
É lançado o microfone condensador multipadrão AT4050/CM5.

1996
A Audio-Technica (South East Asia) Pte. Ltd. é fundada em Cingapura.

Os microfones e fones de ouvido da Audio-Technica são usados em todos os recintos dos Jogos de Atlanta.

1998
A Audio-Technica lança o microfone condensador com tubo de vácuo para uso em estúdios AT4060.

1999
A Audio-Technica introduz o microfone adaptável-gama AT895, um revolucionário microfone de cinco elementos controlado por DSP que oferece aquisição de áudio direcional adaptável, com a tecnologia proprietária DeltaBeam® da Audio-Technica.

2000
O desempenho dos produtos Audio-Technica nos Jogos de Atlanta leva a empresa a ser selecionada para fornecer microfones e fones de ouvido para utilização em todos os recintos dos Jogos de Sydney.

2002
A Audio-Technica fornece microfones para os Jogos de Inverno de Salt Lake City, os terceiros jogos consecutivos em que seus microfones são usados.

A Audio-Technica introduz seus avançados sistemas sem fio Série 5000, dotados de diversidade verdadeira, operação ágil de freqüência com tecnologia de compansion dupla, seleção de freqüências IntelliScan™ e software para gerenciamento e controle dos computadores.

2003
A Audio-Technica introduz o revolucionário microfone cardióide a válvula e alimentação fantasma AT3060, que opera exclusivamente com alimentação fantasma de 48V DC, o que o torna tão fácil de configurar e utilizar como um microfone condensador convencional.

2004
Os microfones da Audio-Technica são usados pelo Athens Olympic Broadcasting S.A. (AOB) na transmissão dos 28.os Jogos de Atenas.

A Audio-Technica define um novo padrão preço/desempenho na tecnologia de microfones laterais com a introdução do microfone condensador cardióide lateral para estúdios de gravação AT2020.