Baterias

Escolha das baterias
Todos os transmissores de microfones sem fio (e alguns receptores) dependem de baterias para sua alimentação. Escolher o tipo de bateria correto ajuda a garantir um desempenho confiável do sistema sem fio e uma duração satisfatória para a bateria. Há vários tipos básicos de baterias disponíveis. Desses, cinco tipos são capazes de fornecer energia aos equipamentos sem fio da Audio-Technica: alcalina, carbono-zinco, lítio, níquel-cádmio recarregável e hidreto de níquel recarregável, sendo que a alcalina é a opção preferencial.

Os cinco tipos de baterias diferem muito no tempo de vida útil, sendo que as baterias de carbono-zinco e níquel-cádmio têm a vida mais curta e as baterias de lítio têm a vida mais longa. A duração típica da bateria pode variar de cerca de uma hora (bateria de carbono-zinco) até 25 horas ou mais (bateria de lítio). As baterias alcalinas, de carbono-zinco e de lítio só podem ser usadas uma vez, enquanto que as de níquel-cádmio e de hidreto de níquel podem ser recarregadas e usadas muitas vezes.

As baterias de carbono-zinco não são recomendadas para transmissores sem fio, exceto em emergência. Mesmo assim, deve-se considerar somente as baterias de carbono-zinco de melhor qualidade e de empresas bem conhecidas. As baterias de "brinquedo" baratas às vezes duram somente alguns minutos, devido a sua fabricação ruim e baixa capacidade de armazenamento. Esse tipo de bateria também começa a perder capacidade assim que é fabricado; assim, as unidades postas à venda em lojas podem já ter perdido mais de 50% de sua capacidade original. As baterias de carbono-zinco têm desempenho fraco no frio e, na melhor das hipóteses, têm somente cerca de 25% a 35% da vida útil de uma bateria alcalina. O pior de tudo é que às vezes elas vazam muito e podem arruinar completamente um transmissor em apenas algumas semanas se não forem removidas.

A Audio-Technica não recomenda a utilização de baterias de níquel-cádmio recarregáveis. As baterias de níquel-cádmio de "9 volts" encontradas facilmente no mercado costumam ter somente 7,2 volts quando totalmente carregadas e apresentam apenas de 15% a 20% da capacidade das boas baterias alcalinas. A tensão mais baixa resulta na redução significativa da potência do transmissor dentro de um curto período.

Existem baterias de níquel-cádmio de "7 células" de alto nível, mas pode ser difícil encontrá-las. Essas unidades têm aproximadamente 25% da capacidade de uma bateria alcalina e tendem a ser bem caras. Outro sério problema é que as baterias de níquel-cádmio apresentam um "efeito de memória", de maneira que sua capacidade decai rapidamente se não forem totalmente descarregadas toda vez que forem usadas. Isso pode ser um problema em particular com os equipamentos sem fio, já que a tensão totalmente descarregada fica abaixo da necessária para operação satisfatória do transmissor.

As baterias de hidreto de níquel (também conhecidas como NiMH ou NH) são uma opção mais aceitável de bateria recarregável. Os modelos de alto nível têm projetos de 9 volts reais e possuem capacidade cerca de 60-70% maior do que a maioria das baterias de níquel-cádmio de alto nível. A vantagem mais importante das baterias de hidreto de níquel, porém, é que elas são praticamente livres do "efeito de memória", que é tão problemático nas baterias de níquel-cádmio. Infelizmente, essas vantagens têm um preço: as baterias de NiMH geralmente são bem caras.

Há dois outros problemas potenciais com a utilização de baterias de níquel-cádmio ou de NiMH em transmissores sem fio. Um deles é que mesmo as baterias "descarregadas" funcionam de maneira aceitável durante um ou dois minutos, tornando muito fácil misturar baterias carregadas e descarregadas. Além disso, é muito fácil esquecer de recarregar as baterias depois de cada utilização. Esses problemas geralmente resultam em falhas dos transmissores, causando transtornos.

As baterias de lítio oferecem uma duração aproximadamente três vezes maior que a de uma bateria alcalina a um preço de seis a oito vezes maior. Há algumas situações em que a duração extra vale o custo adicional, mas o tempo de operação oferecido pelas baterias alcalinas é mais do que adequado para a maioria das finalidades. O desempenho das baterias de lítio a baixas temperaturas também é consideravelmente melhor do que o das baterias alcalinas, uma vantagem em certas situações. Em termos de economia, a Audio-Technica recomenda a utilização de baterias de lítio somente em situações especiais, em que for necessário um tempo maior entre as trocas de baterias ou quando for preciso utilizá-las a temperaturas muito baixas.

As baterias alcalinas são a opção preferencial para alimentar os transmissores sem fio. Elas são práticas, oferecem um excelente equilíbrio entre custo e tempo de operação e são confiáveis. Além disso, podem ser encontradas facilmente, mantêm bem sua capacidade quando armazenadas e geralmente não vazam durante vários anos. O mercado de baterias alcalinas é bem forte e a concorrência tende a manter os preços baixos.

Vida útil da bateria
Às vezes, parece que as baterias estão oferecendo um tempo de operação menor do que o esperado. Quando isso acontece, a tendência é culpar o transmissor sem fio pelo problema aparente. Entretanto, somente muito raramente o consumo de energia de um transmissor realmente aumenta. A grande maioria das falhas nos transmissores resulta em redução da energia consumida da bateria, não em aumento. Embora não seja totalmente impossível um salto repentino no consumo de energia de um transmissor, na maioria dos casos o problema real está relacionado às próprias baterias.

Há vários motivos pelos quais a duração da bateria pode parecer curta. Como as baterias usadas não têm aparência diferente das novas, é muito fácil misturar baterias usadas ou parcialmente usadas com baterias totalmente novas. Freqüentemente, as baterias parcialmente usadas são guardadas para outras finalidades, por exemplo, utilização em pequenos dispositivos eletrônicos ou brinquedos. Para evitar problemas, recomenda-se que as baterias removidas dos transmissores sem fio sejam descartadas ou separadas imediatamente para reciclagem se não forem ter outro uso.

Se as baterias forem mantidas para outra finalidade, elas devem ser imediatamente marcadas de forma permanente para indicar que não são novas e colocadas em um local separado. Um testador de pilhas de baixo custo é um investimento que vale a pena, tanto para verificar se as baterias novas são realmente novas como para estimar a duração restante das baterias usadas. Um manuseio cuidadoso das baterias é absolutamente essencial para uma operação sem fio livre de problemas. Em uma determinada ocasião, a diferença entre o êxito e o fracasso do sistema sem fio pode estar na simples mistura de baterias velhas e novas no momento da troca.

Às vezes, os usuários sem fio se esquecem de desligar os transmissores sem fio quando estes não estão sendo usados ativamente. Quando a utilização é retomada após uma espera ou um intervalo, a duração da bateria pode parecer mais curta porque o tempo ocioso não foi considerado. O consumo de uma bateria em um sistema sem fio é essencialmente o mesmo quando há transmissão de áudio ou não. Da mesma forma, se um transmissor só for usado durante cerca de uma hora por dia ou por semana, é muito fácil perder o controle do tempo total de operação da bateria.

Baterias compradas como sendo novas podem não ter o tempo de duração esperado se tiverem ficado armazenadas muito tempo ou se tiverem sido armazenadas em um local quente e úmido. Mesmo quando as baterias tiverem uma data estampada, é possível que uma porcentagem significativa de sua capacidade tenha sido perdida muito antes da data de validade. A data de validade se baseia em alguma porcentagem da capacidade original, por exemplo, 75%. Se as baterias tiverem sido armazenadas durante um ou dois anos em um armazém sem ar condicionado, a capacidade restante real pode ser menos de 50% da original. Umidade elevada também encurta a vida útil da bateria de maneira significativa.

Se, após as considerações acima, você achar que baterias alcalinas novas e sem uso estão fornecendo um tempo de operação menor do que o esperado, entre em contato com a Audio-Technica ou com um revendedor para obter assistência adicional.

Retornar ao sumário