Múltiplos caminhos

Múltiplos caminhos ou, mais precisamente, propagação de múltiplos caminhos, geralmente são um problema nos sistemas de microfone sem fio que não usam receptores de diversidade. Os múltiplos caminhos podem causar perdas de sinal, resultando em breves períodos em que o áudio do transmissor apresenta ruído ou é perdido completamente. As perdas de sinal ocorrem em pequenas áreas localizadas, conforme a pessoa que usa o transmissor sem fio se move.

Na maioria dos locais em que os sistemas sem fio são usados, há numerosos objetos que podem refletir os sinais de rádio. O sinal de rádio de um transmissor sem fio é refletido por esses objetos e se espalha pela área de maneira complexa. No receptor, os sinais de rádio do transmissor chegam por meio de vários caminhos diferentes. O sinal efetivo captado pela antena do receptor é uma combinação de todos esses diferentes sinais.

Se um caminho for mais longo do que outro, os sinais desses dois caminhos terão fases diferentes. Além disso, quando os sinais de rádio são refletidos, suas fases se invertem. Na antena do receptor, alguns dos sinais que chegam são adicionados ao total e outros são subtraídos. Uma perda de sinal ocorre quando a soma de todos os sinais que chegam é baixa e o receptor não tem um sinal forte o suficiente para fornecer áudio de boa qualidade. Na realidade, alguns sinais cancelam outros sinais e o resultado é um sinal combinado muito fraco na antena receptora.

Geralmente, os locais onde ocorrem as perdas de sinal são pequenos, com extensão de apenas alguns centímetros. Se a pessoa que está usando o transmissor se mover ligeiramente, o sinal volta e é possível obter bom áudio novamente. Como as perdas de sinal são causadas por cancelamento de sinal, elas podem ocorrer a distâncias muito inferiores ao alcance máximo do sistema.

Os receptores de diversidade são capazes de evitar a perda de sinal causada por múltiplos caminhos, porque têm duas antenas e dois canais receptores. Circuitos especiais no receptor escolhem o áudio da antena e do canal do receptor com o melhor sinal. Como a probabilidade de que haja perdas de sinal simultâneas nas duas antenas é extremamente baixa, os receptores de diversidade oferecem imunidade quase completa contra perdas de sinais causadas por múltiplos caminhos.

Retornar ao sumário