Por que sem fio?

Há muitas situações em que a utilização de um cabo para conectar um microfone a outros equipamentos de áudio é indesejável ou pouco prática. Os cabos dos microfones limitam a liberdade de movimento de um palestrante, atrapalham o aspecto visual de uma apresentação e podem causar incidentes embaraçosos se forem pisados ou ficarem presos. Às vezes, por exemplo, no teatro, a distração causada por cabos sendo arrastados simplesmente não é aceitável. Em outras situações, como em importantes eventos esportivos, entrevistas coletivas e grandes encontros públicos, a utilização de um cabo de microfone pode não ser prática.

Os microfones sem fio usam transmissões de rádio para substituir o cabo do microfone. Um sistema de microfone sem fio consiste em um microfone, um transmissor de rádio miniatura e um receptor de rádio. O transmissor opera de maneira muito semelhante a uma pequena estação de rádio FM. Da mesma forma, o receptor do microfone sem fio é parecido com um sintonizador de FM ou rádio FM doméstico. Entretanto, o receptor geralmente é projetado de maneira a captar somente o sinal de um determinado transmissor correspondente. Além disso, os transmissores sem fio operam com baterias, para serem completamente portáteis.

Há dois tipos gerais de transmissores de microfone sem fio, geralmente chamados transmissores de mão e transmissores body-pack. Os transmissores de mão se parecem um pouco com os microfones de voz e incluem em um único pacote o elemento do microfone, o transmissor e a bateria.

Os transmissores body-pack ficam alojados em pequenos pacotes retangulares concebidos para ficarem no bolso, serem presos ao cinto ou ocultos no corpo. Eles incluem o transmissor, a bateria e um pequeno conector do microfone. Os transmissores body-pack geralmente são usados com microfones de lapela miniatura, que são presos à roupa ou ficam ocultos perto da boca, ou com microfones de cabeça. Os instrumentos musicais muitas vezes são adaptados para operação sem fio com a utilização de transmissores body-pack e microfones especiais ou cabos adaptadores para instrumentos.

Retornar ao sumário