Utilização de mais de um sistema sem fio

Devido à necessidade de garantir que as freqüências sem fio sejam compatíveis entre si, a operação de diversos sistemas ao mesmo tempo é ligeiramente mais complicada do que a utilização de apenas um ou dois sistemas. Conforme aumenta o número de sistemas, também aumentam as possibilidades de que haja problemas de interferência, a menos que sejam tomadas precauções adequadas.

  • A causa mais comum de problemas ao usar vários sistemas é a interferência causada por conflitos de freqüência. Faça uma lista das freqüências de todos os sistemas sem fio e garanta que não haja dois sistemas na mesma freqüência.

  • Certifique-se de que não haja duas freqüências sem fio tão próximas uma da outra que possam causar interferência mútua. Em geral, 1 MHz é o espaçamento mínimo recomendado entre os sistemas.

  • Verifique se as freqüências sem fio não estão em um canal de TV local.

  • Se for provável que as condições de operação serão difíceis ou que haverá alto risco de interferência, procure utilizar um equipamento mais sofisticado. Sistemas de melhor desempenho têm mais capacidade de rejeitar interferência e geralmente oferecem melhor alcance.

  • Mantenha todos os transmissores a pelo menos 3 m de distância dos receptores e de suas antenas para evitar sobrecarga do receptor, o que pode reduzir o alcance e causar interferência desnecessária. Esses problemas são particularmente esperados quando há vários transmissores em uso.

  • Mantenha a maior distância possível entre as antenas de cada dois receptores.

Consulte Utilização de vários sistemas para obter sugestões adicionais.

Retornar ao sumário