Utilização de equipamento sem fio

As sugestões abaixo ajudam a maximizar o desempenho do sistema sem fio, prolongar a vida útil dos microfones e evitar alguns problemas comuns.

  • Não enrole o cabo do microfone ao redor da caixa dos transmissores body-pack VHF. Não enrole nem amontoe o cabo do microfone. (Isso pode reduzir o alcance de operação, pois os cabos de alguns transmissores também funcionam como antena.)

  • Em transmissores body-pack UHF, mantenha o cabo do microfone longe da antena.

  • Não dobre o cabo do microfone de forma acentuada, especialmente na cápsula do microfone ou no conector. Isso pode causar falha prematura do cabo. Pelo mesmo motivo, tente evitar o flexionamento repetido do cabo no ponto onde ele entra no conector ou na cápsula.

  • Para aplicações de esforço elevado, como em aulas de aeróbica, prenda o cabo do microfone à roupa, de maneira que o flexionamento repetido seja distribuído em laços suaves perto do centro do cabo.

  • Ao utilizar microfones de lapela, posicione-os razoavelmente perto da boca. Isso é importante sobretudo em ambientes barulhentos ou quando a realimentação puder se tornar um problema.

  • Em situações com muito ruído, procure usar um microfone de cabeça em vez de um microfone de lapela. Outra opção é usar um transmissor de mão se não houver necessidade que as mãos fiquem livres.

  • Sempre verifique se foi instalada uma bateria alcalina nova e sem uso um pouco antes de cada espetáculo ou apresentação importante. Tenha sempre à mão baterias novas sobressalentes.

  • Ao usar um transmissor body-pack sob a roupa, verifique se ele pode ser alcançado rapidamente para emudecer o microfone e substituir a bateria.

  • Se for esperado que o usuário sem fio vá suar muito, é recomendável embrulhar os transmissores body-pack em filmes plásticos de cozinha transparentes, com a abertura do cabo do microfone apontando para baixo. Isso mantém o transmissor relativamente seco, evitando problemas de desempenho e possíveis estragos. Após a utilização, sempre remova os plásticos dos transmissores e microfones para que eles possam secar completamente.

  • A potência de saída dos transmissores dos microfones sem fio é muito baixa e sua utilização é completamente segura. Entretanto, qualquer fonte de energia de RF pode interferir no funcionamento normal de marca-passos cardíacos ou dispositivos AICD. Um transmissor body-pack não deve ser usado em local imediatamente adjacente a tais dispositivos médicos. Observe também que a interrupção de qualquer equipamento médico cessará quando a fonte transmissora de RF for desligada.

Retornar ao sumário