Escolha de freqüências

Os microfones sem fio são significativamente diferentes de outros equipamentos de áudio, pois os receptores e transmissores sem fio são dispositivos de rádio que precisam operar em freqüências específicas. Se as freqüências de operação forem escolhidas incorretamente, é provável que ocorra interferência danosa. A interferência afeta seriamente a operação de um sistema sem fio e pode até torná-lo inutilizável. Há certas regras que precisam ser obedecidas para evitar interferência. As mais importantes são:

  • Cada transmissor requer um receptor independente na mesma freqüência.

  • Dois sistemas sem fio no mesmo local não podem usar a mesma freqüência.

  • As freqüências sem fio não podem ficar muito próximas umas das outras, para que não ocorra interferência danosa. Em geral, 1 MHz é o espaçamento mínimo recomendado entre os sistemas.

  • Os sistemas sem fio não podem compartilhar freqüências com estações de TV, isto é, não devem operar em freqüências iguais às utilizadas pelas estações locais de TV.

  • Mesmo quando as freqüências sem fio não são as mesmas, não estão tão próximas nem estão sendo compartilhadas com uma estação de TV, ainda assim elas podem interagir ocasionalmente entre si causando auto-interferência.

  • Há um número máximo de sistemas sem fio que podem ser operados em um mesmo local e esse número depende do modelo ou tipo específico do equipamento sem fio que está sendo usado e do ambiente local de RF (estações de TV em operação, etc.).

  • O simples fato de que um sistema sem fio funciona perfeitamente em uma área ou em uma determinada situação não significa que ele funcionará igualmente bem em outra área ou em outra situação.


Ao comprar ou alugar um sistema sem fio, alguém deve selecionar uma freqüência de operação (para sistemas de freqüência fixa) ou uma faixa de freqüências de operação (para sistemas ágeis de freqüência). Essa pessoa pode ser você, o revendedor, a empresa de locação ou o fabricante do equipamento sem fio. Se a escolha for feita aleatoriamente, a probabilidade de que haja interferência é significativa, principalmente em sistemas de freqüência fixa. Portanto, comprar ou alugar simplesmente um sistema que esteja em estoque cria um risco desnecessário. É muito importante que você, o revendedor, ou ambos, tomem medidas concretas para evitar os conflitos de freqüência.

O procedimento mais fácil é efetuar a compra ou aluguel com um representante que seja treinado e equipado para realizar a escolha de freqüência. Há várias maneiras de fazer isso, dependendo da situação específica. Sempre solicite esse serviço; não suponha que ele já foi realizado. Para executar essa tarefa corretamente, o representante precisa saber duas coisas e geralmente é você que deve fornecer essas informações. São elas:


  • O local ou a região em que o sistema sem fio será utilizado. Uma alternativa é fornecer os números dos canais das estações locais de TV. Isso permite que o representante evite as freqüências de TV ao selecionar as freqüências.

  • A freqüência, o modelo e o tipo de quaisquer outros sistemas de microfone sem fio que serão utilizados no mesmo local. Isso permite que ele evite a utilização das mesmas freqüências, de freqüências que estejam muito próximas ou de freqüências que possam interagir. Também permite determinar se o número máximo possível de sistemas sem fio será ultrapassado.


Se o representante não estiver equipado para oferecer esse serviço, você ou o fabricante do sistema sem fio deverão realizar o processo de escolha das freqüências apropriadas.

Retornar ao sumário