Audio-Technica Menu

Aplicações específicas


Púlpito/atril | Choir | Lapela | De mão | De cabeça | Mesa ou altar | Grupo ou área

Agora que já apresentamos alguns conceitos básicos sobre os tipos e as características dos microfones, vamos discutir como selecioná-los e usá-los em circunstâncias específicas em templos religiosos. Como não é possível prever todas as variáveis que podem afetar uma determinada aplicação de microfone, os resultados reais podem variar. Consulte o especialista da Audio-Technica para obter informações mais detalhadas e especificações técnicas completas sobre todos os produtos da Audio-Technica. Além disso, outras informações gerais fáceis de entender sobre como vários tipos de microfones operam, e como selecioná-los e utilizá-los, estão disponíveis no livreto da Audio-Technica “Um guia rápido para microfones”, disponibilizado pela Audio-Technica.

Púlpito/atril


A Audio-Technica oferece uma seleção de microfones condensadores estilo pescoço de ganso que são ideais para púlpitos ou atris (Figura 5). Todos eles oferecem excepcional rejeição de retorno e qualidade de som muito natural. Seu acabamento preto de baixa refletividade e dimensões pequenas fazem com que sejam quase invisíveis à congregação.

Embora compartilhem características sonoras semelhantes, os diferentes modelos oferecem opções distintas de método de montagem (Figura 6), altura do microfone e direcionalidade. Os modelos com suporte adaptador se conectam às roscas de todos os pedestais, suportes antivibração e flanges de montagem de microfone padrão. Alguns podem ser alimentados por uma pilha AA interna ou alimentação fantasma. Modelos de montagem rápida se conectam diretamente a um conector tipo XLR (profissional 3 pinos) montado em superfície no púlpito ou em um suporte antivibração especial projetado para essa finalidade. Os modelos de montagem rápida recebem alimentação de uma fonte fantasma.

Quando não for possível instalar cabos sem que estes causem transtorno ou quando for necessário mover o púlpito ou atril frequentemente, os modelos com suporte adaptador podem ser usados com um transmissor sem fio do tipo “bodypack” da Audio-Technica para criar um atril “sem fio”.

Choir


A Audio-Technica foi a pioneira em microfones de fixação em tetos em miniatura, que oferecem longo alcance e resposta suave e ampla, necessários para microfones de coro de qualidade profissional. Seu tamanho pequeno e peso reduzido permitem que fiquem suspensos de maneira discreta acima do coro por seus próprios cabos, sem serem necessários outros tipos de suporte. Um gancho de arame fornecido permite que o microfone seja direcionado com precisão. Os modelos são fornecidos com um módulo de potência em linha ou com módulo de potência com placa de teto que pode ser facilmente embutido no teto ou na parede.* O conjunto inteiro, incluindo o corpo do microfone, o gancho e o cabo miniatura, está disponível em preto ou em branco, permitindo que combine visualmente em ambientes com muita ou pouca iluminação.

O ângulo de aceitação de 120° de um microfone cardioide oferece captação de overs bem balanceados. O microfone deve ser posicionado na frente da fonte mais frontal, acima da fonte mais traseira e “direcionado” entre elas (Figura 7). Aumentar a altura do microfone acima das fontes tende a equalizar os níveis de som entre elas, mas também pode aumentar a captação de ruídos de fundo/reverberação. Sempre que possível, a distância do microfone até a captação mais atrás não deve ser superior a duas vezes a distância até a fonte dianteira, para manter o equilíbrio dianteiro-traseiro (Figura 7). A largura da captação é aproximadamente três vezes a distância até o orador mais próximo. Se houver necessidade de microfones adicionais para fontes amplas, eles não devem estar próximos lateralmente mais do que três vezes a distância até a fonte dianteira (Figura 8).

*Os módulos de potência contém componentes eletrônicos internos necessários para os microfones operarem, pois, devido ao seu projeto em miniatura, são muito pequenos para segurar. Esses módulos de potência não devem ser confundidos com as fontes de alimentação fantasmas mencionadas anteriormente.

Lapela


Para aplicações de microfones de lapela, a maioria dos usuários prefere a facilidade e a ampla liberdade de movimento oferecidas por um sistema sem fio profissional body-pack da Audio-Technica. Um microfone miniatura se conecta por um cabo curto a um pequeno transmissor preso ao cinto, ou outro local, e um receptor especial capta o sinal e envia-o ao mixer. É necessário um par separado de receptor/transmissor para cada microfone utilizado. Os sistemas body-pack oferecem a opção de microfones omnidirecionais ou cardioides. Embora os omnidirecionais funcionem bem na maioria das aplicações de lapela, os cardioides podem ser escolhidos para diminuir o risco de retorno ou reduzir a captação de reverberação. A excelente qualidade do som dos sistemas sem fio da Audio-Technica permite que versões com e sem fio dos mesmos microfones sejam usadas simultaneamente sem diferença audível na resposta.

Prenda o microfone lapela cerca de 15 cm abaixo do queixo do usuário (Figura 9). A garra fornecida permite prendê-lo facilmente à maioria das roupas. Entretanto, há um suporte para gravata que pode ser mais adequado em algumas situações. Em qualquer caso, pense nos movimentos que possam fazer com que o microfone tenha atrito ou seja coberto pela roupa e posicione-o de modo a evitar isso. Uma garra para cinto acompanha muitos microfones lapela, o que reduz o ruído do cabo e evita puxar um microfone com fio quando o usuário está se movendo.

De mão


A Audio-Technica oferece uma ampla variedade de microfones de mão com fio e sem fio para atender às suas necessidades específicas. Usados a curta distância, os melhores microfones de mão oferecem profundidade e clareza de resposta com qualidade de estúdio, apresentando pouca sensibilidade ao ruído de manuseio. Para aplicações sem fio, nossos transmissores de mão proporcionam total liberdade de movimento sem o ruído e as “perdas de sinal” às vezes associados a esse tipo de sistema. O desempenho de áudio e a mobilidade excepcionais oferecidos por seus avançados circuitos de RF tornam esses microfones ideais tanto para música como para fala, bem como para aplicações do estilo entrevista. Nossos sistemas de microfone sem fio podem ser usados em conjunto com microfones “com fio” sem alteração na qualidade do som natural.

Cante ou fale transversalmente em qualquer microfone de mão (não diretamente nele) para reduzir, ou até eliminar, os estalos causados por sopros repentinos da respiração (Figura 10). Embora o microfone deva ser posicionado na frente e ligeiramente para um dos lados da boca, o usuário deve permanecer dentro do ângulo de aceitação* do microfone para evitar alterações indesejadas de volume. Observe que alguns dos melhores microfones podem ser os mais susceptíveis aos estalos da respiração devido à sua resposta mais direta e estendida a baixas frequências. O uso da técnica apropriada, e talvez de uma espuma, resolve a maioria dos problemas de estalo.

*Consulte a Figura 4.

De cabeça


Diferentemente de um microfone de lapela que é utilizado sobre a roupa ou escondido em um traje, um microfone de cabeça é montado em uma haste curta e mantido no lugar perto da boca do apresentador por meio de um tipo de tiara, prendedor de orelha ou dispositivo semelhante. Como o microfone fica sempre no mesmo lugar em relação à boca do apresentador, não acontecem variações no nível de saída causadas quando o apresentador gira a cabeça. As versões estão disponíveis com a cápsula localizada ao lado ou diretamente na frente da boca do usuário. Ideal para falar e cantar, esses microfones são robustos e confiáveis.

Os microfones condensadores estilo miniatura de baixo perfil extremamente leves e utilizados presos na orelha dos usuários são cada vez mais populares entre pastores, dirigentes religiosos, educadores, apresentadores e artistas. A Audio Technica oferece microfones sobre a cabeça com pequenas cápsulas de 2,6 mm de diâmetro, mas que proporcionam um som natural de amplo alcance. Confortáveis e quase invisíveis à distância, esses microfones sobre a cabeça subminiaturas são ideais para palestrantes, pastores de igrejas e artistas de teatro com alta visibilidade.

Mesa ou altar


Microfones de baixo perfil ou de placa, com seu projeto reduzido – menos de 19 mm de altura – oferecem captação de som muito discreta em uma mesa ou altar. Microfones de baixo perfil unidirecionais captam o som de maneira clara a um ângulo horizontal de cerca de 120° e um ângulo vertical de cerca de 60° acima da superfície de montagem (Figura 12). Os modelos omnidirecionais captam o som de todas as direções ao redor da mesa ou altar.

O microfone deve ser centralizado na superfície de montagem e posicionado com sua parte frontal voltada para a fonte sonora. A fonte sonora não deve estar abaixo do plano da superfície de montagem. Quando a microfonia for um problema, é possível instalar um microfone flexível do tipo pescoço de ganso, com em um púlpito, para posicioná-lo bem perto da fonte.

Grupo ou área


Em certas situações, como em peças de teatro ou apresentações infantis, é necessário que o som seja captado em uma área, não apenas a partir de uma pessoa em uma posição específica. Uma solução é usar microfones de fixação no teto nessa área como se faz com um coro.

No entanto, em situações temporárias, ou quando a arquitetura não permitir que os microfones sejam suspensos, um microfone cardioide miniatura do tipo pescoço de ganso montado em um pedestal de chão oferece excelente sensibilidade e cobertura de área, enquanto seu projeto reduzido o torna visualmente discreto. Em geral, um microfone desse tipo funciona bem para captar duetos, trios e quartetos.

Microfones de baixo perfil também oferecem possibilidades de captação discretas, particularmente em peças teatrais, onde podem ser colocados em suportes rígidos de superfície lisa ou sobre o piso, quando o retorno não for uma preocupação. Observe que, se forem utilizados monitores de palco ou se for necessário atingir altos níveis de volume, normalmente são necessários microfones próximos individuais.


Continuar para a próxima seção (Microfones para instrumentos musicais)